segunda-feira, 14 de junho de 2010

Adeus, até paroano!!!

A reza de Sto Antônio é muito tradicional na cidade de Sto Amaro, de onde Dinorah recebeu todas as suas influências artísticas. São treze noites festejadas com muita oração, comidas típicas, música e reunião de amigos em torno da devoção ao santo português.


Há treze anos Dinorah participa ativamente do Sto Antônio pelegrno organizado por Dida. Sua noite é dividida com Makiba, famosa comerciante local.  As duas promovem uma das noites mais esperadas dessa trezana, tendo a casa da comerciante lotada de gente curiosa pelo altar criado por Dinorah e pelas delicias produzidas por Makiba.

A reza neste dia é sempre muito divertida e alegre.

Altar criado por Dinorah Oliveira em sua noite com Makiba no Sto Antônio Pelegrino (11/06)

Imagem do Sto Antônio Pelegrino


Este ano, a artesã Dinorah, participou das orações do Sto Antônio da comunidade da Nova Sto Amaro, bairro onde morou durante muito tempo, criando o altar para a casa de Paula e Roberto, no dia 12/06. Como sempre, o trabalho é reconhecido pela beleza e refinamento no acabamento. Surpreendendo a todos com suas inovações e ao mesmo tempo manutenção da tradição.


Neste dia foi uma festa linda, de reencontros com os vizinhos e amigos deste lugar que marcou um período muito importante para a família de Dinorah Oliveira.

Altar criado por Dinorah na noite do Sto Antônio da comunidade da Nova Sto Amaro (12/06)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Por que? Por que, meu Sto Antônio?

Por que a imagem de Sto Antônio tem sempre o menino Jesus no colo se o Santo era de época diferente de Cristo?

Os artistas retratam a aparição do Menino Jesus num dia em que Antônio orava sozinho em seus aposentos.

E por que roubam a imagem do menino para alcançar graça?

Porque houve um tempo em que as mulheres desesperadas por casamento, roubavam a criança dos braços de Antônio, nas imagens onde eram esculturas separadas e só devolviam quando arrumavam um marido. Em função disso, as imagens de Sto Antônio começaram a ser esculpidas junto com a criança, evitando assim os roubos.

Para uma amiga, é porque Santo Antônio poderia ser processado por Abandono de Incapazes. SIC


Responsório de Santo António


Se milagres desejais,
Recorrei a Santo António;
Vereis fugir o demónio
E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos
Se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.

Repete-se: Recupera-se o perdido...

Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.

Repete-se: Recupera-se o perdido...

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo…

Repete-se: Recupera-se o perdido...

V: Rogai por nós, bem-aventurado Santo António.

R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


OREMOS

Ó Deus, nós vos suplicamos, que alegre à Vossa Igreja a solenidade votiva do bem-aventurado Santo António, vosso Confessor e Doutor, para que, fortalecida sempre com os espirituais auxílios, mereça gozar os prazeres eternos. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ámem.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Rezas e casos de Sto Antônio

Santo Antônio é o santo do amor de Dinorah Oliveira, sua fé é imensa e é constante a emoção brotar quando ela se refere a ele, a sua história e casos que ela atribui ao santo português. O trabalho de artesã de Dinorah se intensificou quando ao chegar em Salvador começou a fazer altares para a trezena do Instituto Mauá no Pelourinho, depois foi sendo convidada para o Sto Antônio da Escola de Belas Artes e a fazer o altar da noite dos professores na casa de Mabel Veloso. Todo dia 11/06 é a vez de rezarmos em Sto Amaro, junto à amiga Makiba, para o Sto Antônio Peregrino. No mês de junho recebe inúmeros convites e encomendas de pessoas que conhecem e admiram seu trabalho.

Oratório criado por Dinorah Oliveira para a trezena de Sto Antônio

Das histórias curiosas sobre o santo Dinorah conta esse caso:


Dizem que se deixarmos Sto Antônio de cabeça para baixo do alto de uma janela ele realiza nosso encontro com a pessoa que nos casaremos. Dizem também que esta crença surgiu do caso de uma mulher que pedia tanto um marido, mas pedia tanto e não era atendida que num dia de raiva resolveu jogar o santo pela janela da casa. Ouviu um grito e quando foi ver era um homem sangrando, pois havia sido atingido pela imagem que voara de dentro da casa. Dessa situação inusitada, os dois tiveram um lindo caso de amor e viveram felizes para sempre, num matrimônio provocado por Sto Antônio.

Na casa de Dinorah, reza-se a trezena sem festa. Este ano com a participação do neto que interrompe as orações da avó pedindo para cantar parabéns por causa da vela acesa.

Disponibilizaremos, a partir de hoje, algumas orações e canções que fazem parte da trezena de Antônio.

Súplica


Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor de Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão. A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento pedimos. Ó bondoso e santo Taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos.

Hino a Santo Antônio

Salve grande Antônio,
Santo universal,
Que amparais aflitos
Contra todo o mal

Bem merecestes
Ter com amor
Em vossos braços
O Salvador

Desprezando as honras
Pela sã pobreza
A Jesus vos destes
Com ardor e firmeza

Em santas missões
Povos converteu
Vossa língua santa
Que não pereceu

No berço sois glória
Para os luzitanos
E depois grandeza
Aos italianos

Imão protetor
Sois dos brasileiros
Que milagres cantam
Por séculos inteiros

terça-feira, 1 de junho de 2010

Imagens do Bembé



O trabalho de Dinorah Oliveira no Bembé do Mercado de Sto Amaro foi um sucesso. O que mais a alegrou "foi o reconhecimento do povo de minha cidade". Todo mundo falava, abraçava, parabenizava não só pela beleza, mas pelo respeito aos donos da festa (povo do Candomblé) como Dinorah demonstrou em sua criação. Foi uma bela troca e parceria com o pessoal dos terreiros. A alegria estava estampada em todos que compareciam a festa. Sto Amaro arrasou!