sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Missa pedida para Cosme e Damião

Missa pedida em tamanho original e miniatura em caixa de fósforo

Fotos de Edu O.

Este processo só é usado pelos devotos muito pobres, mas em qualquer caso os santos devem sair pelo menos até à casa dos amigos, a pedir esmola, desde um tostão, à vontade.

O dinheiro das esmolas deve ser todo gasto com os "meninos": seria um pecado imperdoável empregá-lo noutras coisas.
No dia da festa, a família, amigos e aderentes assistem uma missa para os "meninos", contratada de antemão numa igreja qualquer. Uma criança — em geral do sexo feminino — leva a imagem particular da família e a deposita no altar, para receber a bênção do padre. Esta missa deve ser mandada celebrar todos os anos, sob pena de "atrasar" o devoto.

4 comentários:

Unknown disse...

Geeeeente!!! que beleza!
Valeu me avisar, Edu. Agora anotei o endereço do blog lá na minha listinha.
As fotos lindas! Quem fêz?
Já bloguei sem lembrar que hoje era dia de Cosminho... Mais tarde blogo de novo
Dinorah sempre de parabéns
beijos de Maria
(Rudá me telefonou convidando para a formatura)

miro paternostro disse...

que beleza que riqueza. viva Cosminho e via Damianzinho!!!!
viva os erês!!!
beijos

m

Bernardo Guimarães disse...

Edu me mandou e meu queixo caiu. Faç uma homenagem a vc lá no meu blog. Quero conhecer seu trabalho ao vivo!
Abraço do novo fã.

Anônimo disse...

Senhora das pequenas coisas, do grande coração aberto para receber...Dinorá para mim, é presente, é aconchego, é de uma beleza que eu não era capaz de imaginar igual, Dinorá é a senhora de um grande amor.
me sinto honrado em conviver com vc!!!